Moradias do ‘Minha Casa Minha Vida’ são invadidas em Valilândia

14-12-2011 14:17

Na noite de segunda-feira, 12, dezenas de pessoas invadiram o canteiro de obras de um conjunto habitacional que está sendo construído no povoado de Valilândia, município de Valente, através de um projeto desenvolvido pelo governo municipal que busca atender a necessidade de 60 famílias que ainda não tem a casa própria.

A construção das casas foi liberada pelo Governo Federal quando o Prefeito Ubaldino Amaral, juntamente com sua equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, apresentou os documentos das sessenta famílias, identificando cada uma delas e comprovando serem necessitadas de moradia. O projeto foi avaliado em R$ 900 mil e aprovado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o qual já realizou outras obras no município fortalecendo a parceria entre os governos municipal e federal.



Graças a uma gestão transparente e equilibrada, o município de Valente não tem dificuldades de ter seus projetos aprovados e executados em tempo recorde. Foi assim com a construção dessas moradias.




No dia 16 de outubro de 2010, a COBANSA – Instituição que administra os recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV – informou a autorização do início da obra, exigindo da empresa diversos documentos, inclusive o deposito da contrapartida financeira, recurso que garante a seguridade da realização do projeto.


Em novembro o Prefeito negociou amigavelmente o terreno com os proprietários e diante do beneficio para a comunidade, em 15 de dezembro de 2010, Ubaldino desapropriou 6.630m² de terras e doou para a construção das casas que irá beneficiar dezenas de famílias da região.


Acelerando o processo, Ubaldino solucionou todas as necessidades sobre o terreno e em 08 de janeiro de 2011 se comprometeu e garantiu oficialmente ser o responsável pelo serviço de abastecimento de água tratada, energia elétrica, esgotamento sanitário e coleta de lixo para as casas. Em seguida solicitou do Instituto Estadual do Meio Ambiente – IMA – a licença ambiental que foi concedida pelo órgão em 15 de fevereiro.