noticia

17-06-2011 22:39

As homenagens pelo dia de Santo Antônio (13/06) deram início à temporada das festas juninas no Nordeste brasileiro. É tempo de pular fogueira, dançar quadrilha e comer canjica. A tradição popular conta com o apoio da Petrobras, que patrocina os festejos em mais de 140 municípios na Bahia, e nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

De acordo com o gerente de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, desde 2005, a Companhia já investiu um total de R$ 23 milhões nas festas juninas do Nordeste. “A valorização da cultura e da identidade brasileira é um dos compromissos da Companhia. O Nordeste tem uma enorme riqueza cultural e as festas juninas, com seus símbolos, simpatias e brincadeiras são as que mais refletem a identidade de nossa região”, analisa.

No município de Itiruçu, na Bahia, por exemplo, a tradição dos trios nordestinos, que agora têm um espaço privilegiado nos palcos e espaços da festa, foi resgatada. Além das quadrilhas juninas, a exposição de trabalhos de artistas locais também estão contemplados na programação.

Misturando tradição e modernidade, o São João de Amargosa é um dos destaques dos realizados no interior da Bahia. As festas reúnem diversos elementos da cultura popular, atraindo milhares de jovens de todo o país, principalmente em busca do “forró pé-de-serra”.

No município de Jaguaquara (BA), o São João é a maior festa popular da cidade e conta com um espaço especial para manter viva essa tradição: a Vila Junina. Por lá ocorrem as quadrilhas, brincadeiras, shows, concursos, exposição de artesanato e cordéis, entre outras atividades folclóricas.

Os Concursos de Casamento na Roça, Rei do Amendoim e Rainha do Milho, Quadrilhas Juninas Tradicionais e de Decoração de Ruas marcam a festa junina em São Francisco do Conde (BA). A cidade conta ainda com o Caramanchão Cultural, um espaço com decoração típica junina, música tradicional, apresentação de grupos culturais, feira de artesanato e comidas típicas.

Os festejos juninos de Senhor do Bonfim (BA) preservam também características tradicionais, como trios de sanfoneiros, bandas de pífanos (calumbis) e alvoradas, que arrastam multidões pelas ruas durante as madrugadas. A festa oficial, promovida pela prefeitura do município, só toca forró.

Outro atração junina que atrai os visitantes em cidades do interior do Nordeste é a guerra de espadas, realizada na véspera do dia de São João. O espetáculo de luzes é promovido em algumas cidades, em ruas reservadas, com as luzes apagadas para destacar o efeito luminoso. Milhares de espadas são utilizadas pelos guerreiros trajados com roupas e proteções especiais, similares a armaduras.

Chamado de “o maior do mundo”, o São João de Campina Grande, na Paraíba, deve receber cerca de dois milhões de pessoas de todo o Brasil, segundo os organizadores. A edição de 2011 homenageia Genival Lacerda e o cordelista Manoel Monteiro. Entre os destaques, shows com artistas regionais e nacionais, Expresso Forrozeiro – que parte num trem da Ferroviária rumo ao Distrito de Galante com um trio de forró em cada vagão – apresentações de repentistas e shows pirotécnicos. No Parque do Povo, são instaladas réplicas que retratam a história de Campina Grande, além de uma fogueira de 18 metros de altura. Os festejos também estendem-se para os Distritos de Galante e São José da Mata, para a Vila do Artesão e para a Feira da Prata.

Cavalgadas, Bumba-meu-boi, pau-de-sebo, entre outras brincadeiras e manifestações também marcam as comemorações em diferentes localidades do Nordeste, como Coruripe (AL), Caruaru (PE), Mossoró e Aracaju (SE). E o “arraial” vai até o fim do mês, geralmente terminando no dia de São Pedro (29/06). O auge das comemorações ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João.

CONCURSO CULTURAL:

Escreva uma frase com as palavras “TRADIÇÃO” e “SÃO JOÃO”  e publique até as 24h do próximo domingo (19/06) na seção de comentários deste post junto com seu nome, sobrenome e e-mail. Os autores das dez melhores frases serão premiados com o João,  um pendrive exclusivo da Petrobras (foto). Só será considerada uma frase por participante. O resultado será divulgado, aqui, na próxima segunda-feira (20/06). Boa sorte!

Os participantes deste concurso cultural assumem e declaram que as frases são de sua autoria, colocando a Companhia a salvo de toda e qualquer responsabilidade quanto a eventuais acusações de plágio, bem como por quaisquer reivindicações que envolvam direitos autorais.