HITORIA CHITAZINHO E XORRO

12-08-2012 12:51

Estrada

 

Os irmãos Lima, ou José e Durval, ou simplesmente Chitãozinho e Xororó, foram quem deram os primeiros passos para a modernização da música caipira. A dupla tem muito o que comemorar! Não é todo artista que completa mais de 30 anos de carreira! E com esses pouco mais de 30 anos de muita luta, e no topo do sucesso, esse sucesso nunca subiu à cabeça dos dois.



 

Em 5 de maio de 1954, nasce na cidade de Astorga, interior do Paraná, José Lima Sobrinho. 3 anos depois, em 30 de Setembro de 1957, nasce Durval Lima. Nasce junto uma dupla de sucesso. Em Rondon, também interior do Paraná, iniciam suas atividades artísticas. E como o dom da música só poderia ser do destino... O pai da dupla, Marinho, da dupla Barreto e Marinho, guardava com ele um caderninho com todas as suas composições. E José e Durval gostavam de decorar as letras, e cantá-las. Até que um dia, a irmã Rosária, brincando, rasgou o caderninho. Aí, que o pai descobriu os dois talentos que ele tinha dentro de sua casa. Desesperado sem suas composições, descobriu que os meninos sabiam todas as letras de cor e salteado, cantando no ritmo e afinadíssimos. Foi aí que ele resolveu ajudar os filhos. Ensinou-lhes as primeiras notas de violão, e ensinou-lhes a vocalização. Aí que tudo começou...



 

Na década de 60, a dupla mudou-se para São Paulo, em busca de novos espaços. Passaram por programas como o "Show de Calouros", de Sílvio Santos, "Cidade Sertaneja", da TV Bandeirantes... até que gravaram seu primeiro disco, Galopeira, em 1970. E foi quando surgiu também o nome "Chitãozinho & Xororó", inspirado na música - Chitãozinho e Xororó - de Athos Campos e Serrinha. Após muitas lutas, muitos caminhos percorridos, é lançado o CD 60 Dias Apaixonado, em 79, que vendeu mais de 100 mil cópias. Em 1983 estoura o sucesso "Fio de Cabelo". E no mesmo ano, falece Marinho, quem mais incentivou e ajudou a carreira da dupla. O sucesso foi tanto, que eles atingiram mais de 1 milhão de cópias, o que a maioria dos artistas só chegavam aos 500 mil... Até que finalmente derrubaram o preconceito à música sertaneja, e conquistaram o espaço da elite, do MPB, chegaram às grandes cidades, à casas de shows como o Palace, Canecão, entre outros.



 

Chitãozinho & Xororó deram à música sertaneja a devida importância, deram uma "superprodução" à ela. Muitos até dizem que a música sertaneja se divide em 2 partes - antes e depois de "Fio de Cabelo".Entre 86 e 87,Chitãozinho & Xororó, comandaram um show sertanejo no SBT. Depois, participaram do especial de fim de ano de Roberto Carlos.Em março de 89, a dupla recebe em Las Vegas o troféu de destaque da música latina. E começam as suas participação em trilhas sonoras das novelas. Depois, vieram a cantar em Espanhol, usando o nome "José e Durval", já que na língua espanhola, é um pouco complicado se dizer "Chitãozinho & Xororó". Ao final de 95, a Globo realiza o Show AMIGOS, com Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo.



 

No ano de 2000, os irmãos completaram 30 anos de carreira, lançando o CD Irmãos Coragem - 30 anos ao Vivo.



 

Os irmãos de Astorga são considerados hoje, dos cantores sertanejos em atividade, os de maior importância do Brasil. Em 2004, foi lançado o programa Chitãozinho & Xororó - Raízes do Campo que conta com grandes artistas da música sertaneja e está fazendo um grande sucesso! Esse programa vai ao ar todos os sábados na Rede Record, às 21:45h!




E essa é a história de Chitãozinho & Xororó...





 

home |chitãozinho | xororó | estrada | discografia | novidades | fotos | músicas | artigos | amigos | agenda | fundação | contato | fã-clube